Pai, afasta de mim esse cálice, como beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta,
Mesmo calada a boca, resta o peito, silêncio na cidade não se escuta de que me vale ser filho da santa,
Melhor seria ser filho da outra, outra realidade menos morta, tanta mentira, tanta força bruta,
Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano, quero lançar um grito desumano,
Que é uma maneira de ser escutado. Esse silêncio todo me atordoa, atordoado eu permaneço atento,
Na arquibancada pra a qualquer momento, ver emergir o monstro da lagoa,de muito gorda a porca já não anda.
De muito usada a faca já não corta, como é difícil, pai, abrir a porta, essa palavra presa na garganta,
Esse pileque homérico no mundo, de que adianta ter boa vontade, mesmo calado o peito, resta a cuca,
Dos bêbados do centro da cidade, talvez o mundo não seja pequeno, nem seja a vida um fato consumado,
Quero inventar o meu próprio pecado, quero morrer do meu próprio veneno, quero perder de vez tua cabeça,
Minha cabeça perder teu juízo, quero cheirar fumaça de óleo diesel, me embriagar até que alguém me esqueça,
Pai, afasta de mim esse cálice... De vinho tinto de sangue!
Assim disse eu , Joel de Araujo!.
Observando essa manifestação do Chico, percebemos que a vida é de fato um cálice amargo, um fardo pesado, que nem todos conseguem carregar. Vemos pessoas tacanhas e desumanas a nos aporrinhar, inveja em todo canto, e luta que nos leva ao desencanto, e com um nó na garganta é só vontade de chorar, pergunto: Será que vale a pena, as conquistas, as vitórias, se na busca da felicidade acabamos por nos infelicitar? Será que não seria muito melhor perder o juízo e mandar as favas todo prejuízo, e não se importar com tudo que possa nos prejudicar? Mas, então vemos que não pertencemos a nós mais, e é muita satisfação a dar. Num passe de mágica tudo acaba, a vida vai embora, perdemos os melhores momentos de nossas vidas em busca de melhorias, e acreditando nas promessas das pessoas, que não se cumprem e apenas nos atordoa, é nessas horas que dá vontade de gritar, tanto esforço, tanta luta, tanta labuta para terminar em um caixão, portanto a quem pode ouvir e ver eu digo: brinque mais, sorria mais, ame mais , seja mais amigo, deixe de fantasiar! E copio o refrão do Chico.
Pai, afasta de mim esse cálice... De vinho tinto de sangue !
Paraque prejudicar os outros para se dar bem na vida, o importante é ser feliz,pois nossa passagem aqui na terra é rapida e nao levamos nada quando morremos.
ResponderExcluirDesde pequeno, já aprendi os conceitos, que a vida é bela mas o homem é que estraga ela, cresci e levo meus ideais, que para ser feliz apenas uma alma batalhadora e um coração honesto como diretriz.
ResponderExcluirO único meio de conseguirmos carregar esse grande fardo que é a vida, seria não achar que com boa ação, humildade e humanidade ao próximo possamos ser retribuídos e sim primeiramente ter benefício próprio.
ResponderExcluirA vida é um dom cde Deus, porém deve ser vivida com responsabilidade e amor ao próximo. não pode ser feliz a qualquer custo (edonismo)pois o que nos satisfaz hoje, amanhã será isuficiente. quando se procura a felicidade de alguém, você se sentira também feliz. lembre-se não somos "ilhas" somos irmãos.
ResponderExcluirO homem busca a qualquer custo um status na sociedade, chegar a sacrificar seus próprios valores para desfrutar as regalias da vida social, sem saber que o custo de tudo isso é sua própria vida, assim em seus dias de prazer, delicidade e um sorriso nos seus dias de luta.
ResponderExcluirO tempo não para para que você concerte um erro ou seja feliz! Ele apenas espera que você faça as coisas certas, no momento certo.Entretanto, aproveite a vida usufrua das coisas boas, e delete as fragilidades.
ResponderExcluir"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho"
ResponderExcluir"A única revolução possível é dentro de nós.”
Mahatma Gandhi
Eis a simplicidade que nos conforta...
Henrique 2º Semestre Noturno
As vezes a vida nos da um aviso para que "nós a viva" e não a maltrate-a,a vida é curta por isso temos que viver cada momento como se fosse a ultima vez.
ResponderExcluirSe por toda vida luta-se pela felicidade, por outro lado, verifica-se quanto tempo se doa de si mesmo para que isso seja possível. Mas o que é a felicidade se não simples momentos felizes vividos na decorrência desta luta, ou apenas pelo fato de ser capaz de lutar por ela? Ela está agregada às coisas simples da vida, e é feliz quem consegue enxergá-las.
ResponderExcluir