Joel de Araujo Advogados

Joel de Araujo Advogados
Visite nosso site!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O EFETIVO CUMPRIMENTO DA LEI!


O artigo 5º da Constituição Federal (CF), em seu inciso XLI, estabelece que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, e em seu inciso XLII, que “ a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”. Vemos uma imensidão de garantias, de direitos e de leis, a partir da Constituição Federal, porém na prática nenhum alcance possui. Porque dizemos isso? Porque nunca vimos ninguém ser punido pela prática de discriminação e de racismo, e isto ocorre porque quem é sempre o sujeito passivo de uma discriminação ou racismo, é o pobre, o negro, o esquálido, o desvalido e o despojado da sorte. Duvida? então compareça à uma audiência na justiça, quer seja em uma ação de natureza trabalhista, civil ou criminal, acompanhado de um negro, e depois compareça acompanhado de um branco, descendente de Europeu,um louro/loura, bem vestido e verás a diferença. O olhar do Magistrado, do membro do Ministério Público será sempre de desconfiança, e a parte contrária já sabendo disso, tudo fará para que aquele pobre, aquele negro, não seja vista como pessoa de bem, colocará isso em sua contestação, e não sofrerá reprimenda do Juiz, que por si só, e só por esse ato já estará praticando o crime por omissão, pois deveria dizer ao cidadão que praticou tal ato:” risque essas expressões injuriosas, de sua defesa, pois do contrário eu vou aplicar a lei, e ela não será nada agradável ao seu cliente e ao senhor, independente do resultado da ação”. Mas não faz, e o advogado desse coitado, precisará lutar muito, gastar muita energia para conseguir uma reprimenda legal. E quanto ao pobre em demanda contra o rico que lhe maculou indevidamente seu nome ou causou lhe uma ofensa física ou moral grave, vem com a seguinte afirmação “ O dano moral, não é para enriquecer ninguém, portanto nada de direito tem”, ou, “ o caso é mera atribulação do cotidiano, não é para indenizar”. Mas então indagamos, e o efeito profilático, de uma condenação para evitar que os agressores continuem agredindo, sabendo da impunidade apesar da lei? Por favor, não me chamem de “arauto da indisciplina” porque eu não sou, acho apenas que o Juiz, o Promotor, o Delegado de Polícia, as autoridades enfim, deveriam ter a coragem de aplicar a lei, cada um em sua esfera de atuação, e a nós advogados deveríamos, todos sem exceção, cobrar das autoridades a punição exemplar do violador dos direitos fundamentais, como por exemplo, de ser tratado como gente, ser humano em sua plenitude, enquanto isso não acontece só nos resta lamentar e gritar, mesmo que seja um grito desumano, de arrepiar, que nos chamem de loucos, mas vamos exigir a efetiva aplicação da lei, do contrário não afirme que é um Advogado, porque em face de sua omissão você não é!

16 comentários:

  1. No Brasil apesar de tantas leis que punem a discriminação racial e social ainda não ver nosso pais onde as pessoas são tratadas como iguais em direitos e deveres

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem muitas pessoas que as escondidas é racista, apesar de ser crime inafiançavel ,descriminaçao racial no Brasil foi um passado vergonhoso.

    ResponderExcluir
  3. A discriminação racial no Brasil é sutil e perversa. Suas causas têm profundas raízes da história brasileira.Leis Anti-Racistas constitui-se como instrumentosno atuais que vêm coibir comportamentos racistas na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  4. A lei prevalece, privilegiando os princípios da dignidade humana e da isonomia,assim foram colocados limites à liberdade de expressão, que não pode servir como instrumento de propagação de conceitos de cunho preconceituoso.

    ResponderExcluir
  5. A discriminação no Brasil é extremamente grande, apesar do Brasil ter muitas faces e o racismo ser um crime inafiançável.Tem que ter igualdade para todo ser humano, independente de cor de pele ou raça ou seja isso não vai tirar a dignidade de nenhum indivíduo.

    ResponderExcluir
  6. No Brasil a lei só funciona com os ricos, influentes, e de preferência os políticos, não para puní-los mas para beneficiá-los de alguma forma. Agora se você é pobre ou negro ou as duas coisas, aí meu amigo,é só a justiça Divina.

    ResponderExcluir
  7. É muito comum chegarmos em um estabelecimento público e encontrarmos um aviso - "desacatar funcionário público é crime", como se desecatar qualquer cicadão em seu trabalho ou sua função não fosse.

    ResponderExcluir
  8. Qualquer tipo de abordagem neste tema é delicado, tal como para o racismo, e os demais também, as pessoas simplismente fingem que não existe discriminação, e eu sou a favor da abordagem explicita do assunto.

    ResponderExcluir
  9. A pergunta é o Brasil é um pais cultural? Um pais com inumeras raças, credos, religioes, cores, e muitos povos fica até dificiu de definir como esse tipo situação ainda possa acontecer; Sera que um dia isso muda sera que a tão falada igualdade existira de verdade? A pergunta se o Brasil é cultural se deve ao fato de que herdamos muitas coisas dos Portugueses muitas coisas dos Africanos a que devemos muitos a eles quem sabe podemos começar a retribuir?

    Camila de Queiroz Mirada 2°Semestre noturno Uniesp

    ResponderExcluir
  10. Luciano Augusto Machado 2 sem adm17 de setembro de 2010 às 19:50

    NO Brasil,a discriminação,preconceitos,racismo somente mudaram de nome, estão maquiadas a cenzala so mudou de local,a todo momento estamos presenciando o art.5 (cf)sendo iguinorrados nossos direitos esquecidos.

    ResponderExcluir
  11. Preconceito e discriminação andam de mãos juntas e infelizmente no Brasil é muito discreta por que as pessoas fingem não ver.A justiça brasileira é séria mas para ser executada temos denunciar atitudes maldosas e de cunho preconceituoso para que a sociedade como um todo tenha dignidade.

    ResponderExcluir
  12. A discriminação e preconceito atingem todos os âmbitos da sociedade, começando por onde nem se quer deveria existir lápso de sua existência: Nas esferas de poder da União. Como poderá se fazer cumprir esse direito previsto na Constituição se os próprios responsáveis por garantir isso discriminam, julgam um indivíduo pela cor de sua pele ou etnia? É preciso que um olhar se sobressaia, reconheça e denuncie, para que a lei funcione efetivamente.

    ResponderExcluir
  13. Preconceito e discriminação existe no mundo todo, o Brasil é apenas mais um lugar aonde este hábito está impregnado, e mesmo depois de centenas de anos não vi tanta evolução assim, espero que algum dia o ser humano evolua e comece a imaginar todo mundo como um só. "se eu estiver ferindo aquela pessoa, estarei ferindo a mim mesmo"
    edmilson uniesp

    ResponderExcluir
  14. O preconceito nos dias de hoje não é so por uma palavra mas muitas das vezes por um gesto, um olhar. Atualmente as pessoas são mais discretas com seus preconceitos, pelo medo da punição. Algo que deveria ser mudado e todos serem tratados iguais.

    ResponderExcluir
  15. Existem e foram criadas leis, para que fossem cumpridas, mas de fato não ocorre. As pessoas responsaveis por aplicar leis fundamentais dos direitos humanos, como racismo, não são efetivadas. Todo o ser humano tem que ser tratado com dignidade, independente de sua classe social, cor, religiao, formação cultural entre outros...

    ResponderExcluir