ANO NOVO!!!
Anda devagar, não tentes controlar o tempo, criando agendas, como senhores do tempo, pois ele não te pertence, e flui muito rápido. A globalização dá a impressão de torná-lo ainda mais rápido, ao encurtar as distâncias, pois é só ligar a TV, o rádio ou conectar-se à internet, e imediatamente afloram notícias e imagens do mundo inteiro. É essencial, estar sereno em relação aos seus sentimentos e emoções, para não se abalar, pois as noticias que mais atordoam, são as que se repetem ininterruptamente, de canal em canal: as tragédias! Sabemos de tudo o que acontece nos pontos mais extremos da terra. Online. Na hora. Mas não sabemos o que se passa no coração ferido e machucado das pessoas que vivem conosco, diz Pe. Leo.
O ser humano vem se guiando pelo tempo, desde os primórdios da criação. Nossos ancestrais orientavam-se pelo sol, pela lua, e pelas estações do ano. Observavam e colocavam em prática o tempo de plantar, e o tempo de colher. E volvendo para os dias de hoje mais um ano chegou ao fim. Algumas pessoas costumam exercer uma avaliação, sobre o que conseguiram durante os onze meses anteriores. O que colheram? Seus planos e sonhos, tais como sementes se desenvolveram, se realizaram, no campo afetivo, profissional, espiritual?
Guardar sementes no armário é desperdício. Não te surpreendas se te sentires empobrecido. Suas sementes caíram em terra árida que o sol, queimou? Foram sufocadas pelos espinheiros? Caíram em terreno fértil? Estás chegando ao final deste ciclo sereno, em paz, com a sensação de ter cumprido o seu papel para si mesmo e ter se compartilhado com os que estão ao seu entorno?
As guerras que empreendeste durante este ano, se reverteram em paz? Na busca da paz muitos promovem guerras. As lutas que empreendestes, foram transformadoras para a tua vida e a dos outros? Seus desejos,vibraram em seu coração e em sua mente, até se transformarem em realidades, para o bem de si mesmo e do todo? O mundo se transforma quando voce se transforma. Se as situações se manifestaram adversas, talvez fosse melhor te recolheres para meditar, o que você poderia ter feito diferente?
Procura meios de corrigir as tuas dissonâncias, e entra em contato com a harmonia do agradecer, da coragem, da fé, da determinação, da confiança, da consciência interior, e assim serás estrada para os que te procuram. E como canta Almir Sater:
“Ando devagar, por que já tive pressa, e levo esse sorriso por que já chorei de mais.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, só levo a certeza, de que muito pouco eu sei, que nada sei.
É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir ,é preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida,seja simplesmente, compreender a massa, ir tocando em frente.
Como um velho boiadeiro, levando a boiada vou trocando os dias
Pela longa estrada eu vou, estrada eu sou.....
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega, no outro vai embora...
Cada um de nós compõe a sua historia, cada ser em si, carrega o dom de ser capaz
DE SER FELIZ.!!!
Feliz Ano Novo à todos, que desfrutem com paz e saúde junto de suas familias!
Maria Aparecida Wahl de Araujo
Psicóloga - CRP 06/69907 e
Acupunturista
É real, porque a pressa e correria não conduz ninguém a nada.
ResponderExcluirQuem não tem amor, nada pode dar, por isso eu também penso que está faltando senso de humanidade nas pessoas. Será que isso não é o responsável pelo stresse que todos reclamam? Não é o corre corre maluco atrás do vil metal? Para mim a autora do texto resumiu tudo isso para demonstrar para todos nós que os responsáveis pela felicidade ou infelicidade, somos nós mesmos. Silvio Goems. Sorocaba- Brazil.
ResponderExcluirExcelente argumentação. E eu aprendi um pouco mais de mim própria. Vou levar para a vida.
ResponderExcluirMargarete Azevedo.Estudante de Psicologia.
sou cliente e não vou me identificar, mas acho que serviu tudo para mim. Que belo discurso Doutora, desejo um ano de 2.013 também maravilhoso para a senhora que admiro muito. obrigada por tudo.
ResponderExcluirSim, a reflexão é necessária, do contrário o homem não sairia da idade da pedra. E, eu estaria lá, ainda puxando as mulheres pelos cabelos. É justo isso? Não, mais em casa, dá uma vontade!!!! Qualquer dia eu arranco os cabelos da sogra, da cunhada e das filhas.. Mas prometo que vou refletir.
ResponderExcluirSó um burro para pensar assim. refletir é pensar, agir, melhorar, lutar por um novo dia.
ResponderExcluirSebastião da aurora.
Muito bom o texto, embora aja muita ignorância e as pessoas não conseguem enxergar a mensagem que é tão bela e necessária.
ResponderExcluir