A Constituição Federal assegura o direito de propriedade, e nosso ordenamento jurídico tambem, bastando uma análise, ainda que perfunctória, em nosso Código Civil, todavia prometemos aos nossos acompanhantes e leitores que no futuro retornaremos com um artigo mais substancioso sobre esse tema, em face das centenas de ações que campeiam pelo nosso judiciário sempre em razão desse delicado tema, e o engraçado é que a mídia e os órgãos de fiscalização se preocupam com o coral das Igrejas, de quem está fazendo o bem, mas nem sempre com aqueles que fazem o mal, que infernizam de verdade as pessoas de bem, mas como dizem os "caipiras"(e eu sou um deles) a "justiça tarda mas não faia", as vezes é bom esperar o judiciário, pois quem sabe, um dia essa situação que afligem as pessoas de bem sejam resolvidas, e por hoje (28/02/2011) vamos deixar uma jurisprudência para colaborar com aqueles que estão aflitos, posto que serve para mostrar que o judiciário, dá bons exemplos, e pode servir de norte: em recente decisão o Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu que " “Na hipótese de uma construção vir a causar prejuízos a prédio vizinho, estes deverão ser indenizados, independentemente da apuração de culpa do dono ou do construtor”. (TJ-SP, Ap. nº 285.727. Rel. Des. Alves Barbosa, in RT. 533/88). “A responsabilidade dos donos do imóvel onde foram efetuadas as obras é objetiva e decorre do mau uso da propriedade. Ainda que se trate de ato excessivo e não-abusivo, isto é, praticado com finalidade legítima, se causar dano ao prédio vizinho surge a obrigação de indenizar independentemente de culpa”. (1º TACiv. –SP, AP. nº 548.870-6, Rel. Juiz Roberto Bedaque, ac. 31.01.94, in TR. 705/132). Em recente pronunciamento, em caso similar, o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, decidiu da seguinte forma: Hoje (12/05/2011), atualizamos com outra jurispridência do mesmo tribunal, verbis:
9075499-22.2009.8.26.0000 Apelação / Direito de Vizinhança
Relator(a): Edgard Rosa
Comarca: Presidente Prudente
Órgão julgador: 30ª Câmara de Direito Privado
Data do julgamento: 10/03/2010
Data de registro: 25/03/2010
Outros números: 1292752/2-00, 992.09.079743-3
Ementa: DIREITOS DE VIZINHANÇA - AÇÃO COMINATÓRIA, CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO - ALEGAÇÃO DE EXCESSIVA POLUIÇÃO SONORA PRODUZIDA POR IMÓVEL VIZINHO - PROVA DOS AUTOS A CONFIRMAR A EXCESSIVA PERTURBAÇÃO AO SOSSEGO CAUSADA POR ESTABELECIMENTO COMERCIAL - INOCORRÊNCIA DE CERCEAMENTO DE DEFESA - CONTRADITAS BEM ACOLHIDAS - DISPENSA DAS TESTEMUHAS. COM FUNDAMENTO NO ART. 414 DO CPC - FARTA PROVA, DOCUMENTAL E ORAL. DO USO ANORMAL DO IMÓVEL, A CAUSAR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO DOS IMÓVEIS VIZINHOS - RUÍDOS EXCESSIVOS PROVOCADOS PELOS FREQÜENTADORES DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL - LICENÇA MUNICIPAL DE FUNCIONAMENTO QUE NÃO EXIME O PROPRIETÁRIO DO ESTABELECIMENTO DA RESPONSABILIDADE POR DANOS CAUSADOS AOS VIZINHOS - AÇÃO FUNDADA NO DIREITO DE VIZINHANÇA - RESPONSABILIDADE CONFIGURADA PELO RISCO DA ATIVIDADE E POR ABUSO DE DIREITO POR PARTE DO EMPRESÁRIO - PEDIDO COMINATÓRIO PREJUDICADO PELO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES NO LOCAL - INDENIZAÇÃO DEVIDA PELOS DANOS MORAIS CAUSADOS AOS AUTORES PELO LONGO PERÍODO DE PERTURBAÇÃO AO SOSSEGO. Recurso desprovido. O direito do proprietário do imóvel é limitado pelo direito do proprietário do imóvel vizinho. O que cada um pode fazer e o que pode impedir, isto é, o núcleo positivo e o núcleo negativo do direito de propriedade competem ao sistema jurídico determinar, daí se observa que nada é absoluto, tudo tem um limite, apesar de alguns pensarem que o dinheiro compra tudo, até as suas maluquices, motivo pelo qual, serve o Judiciário, de freio e contrapesos aos abonados, e não o contrário, como sempre pensam, há limites para tudo!
Relator(a): Edgard Rosa
Comarca: Presidente Prudente
Órgão julgador: 30ª Câmara de Direito Privado
Data do julgamento: 10/03/2010
Data de registro: 25/03/2010
Outros números: 1292752/2-00, 992.09.079743-3
Ementa: DIREITOS DE VIZINHANÇA - AÇÃO COMINATÓRIA, CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO - ALEGAÇÃO DE EXCESSIVA POLUIÇÃO SONORA PRODUZIDA POR IMÓVEL VIZINHO - PROVA DOS AUTOS A CONFIRMAR A EXCESSIVA PERTURBAÇÃO AO SOSSEGO CAUSADA POR ESTABELECIMENTO COMERCIAL - INOCORRÊNCIA DE CERCEAMENTO DE DEFESA - CONTRADITAS BEM ACOLHIDAS - DISPENSA DAS TESTEMUHAS. COM FUNDAMENTO NO ART. 414 DO CPC - FARTA PROVA, DOCUMENTAL E ORAL. DO USO ANORMAL DO IMÓVEL, A CAUSAR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO DOS IMÓVEIS VIZINHOS - RUÍDOS EXCESSIVOS PROVOCADOS PELOS FREQÜENTADORES DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL - LICENÇA MUNICIPAL DE FUNCIONAMENTO QUE NÃO EXIME O PROPRIETÁRIO DO ESTABELECIMENTO DA RESPONSABILIDADE POR DANOS CAUSADOS AOS VIZINHOS - AÇÃO FUNDADA NO DIREITO DE VIZINHANÇA - RESPONSABILIDADE CONFIGURADA PELO RISCO DA ATIVIDADE E POR ABUSO DE DIREITO POR PARTE DO EMPRESÁRIO - PEDIDO COMINATÓRIO PREJUDICADO PELO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES NO LOCAL - INDENIZAÇÃO DEVIDA PELOS DANOS MORAIS CAUSADOS AOS AUTORES PELO LONGO PERÍODO DE PERTURBAÇÃO AO SOSSEGO. Recurso desprovido. O direito do proprietário do imóvel é limitado pelo direito do proprietário do imóvel vizinho. O que cada um pode fazer e o que pode impedir, isto é, o núcleo positivo e o núcleo negativo do direito de propriedade competem ao sistema jurídico determinar, daí se observa que nada é absoluto, tudo tem um limite, apesar de alguns pensarem que o dinheiro compra tudo, até as suas maluquices, motivo pelo qual, serve o Judiciário, de freio e contrapesos aos abonados, e não o contrário, como sempre pensam, há limites para tudo!
Tudo bem , eles podem até estar mandando agora, mas provavelmente, esta empresa será mais uma que como muitas outras que surgiram "do nada " em Sorocaba ,ira desaparecer da mesma forma.Por um tempo a verdade pode ser distorcida , mas no fim ,a justiça prevalece e as vantagens obtidas agora, podem ficar bem mais caras num futuro bem próximo.
ResponderExcluirIrene Pereira Costa
Concordo com o contéudo do artigo,pois se há uma inlegalidade terá que ser tomadas as devidas providências juridicas em relação ao estabelicimento,responsabelizando os seus proprietários por todos os danos causados e pelos transtornos.
ResponderExcluirAdriana Lemes Marani
Concordo com o contedúdo enquanto futura administradora que os proprietário de imóveis ao causarem danos aos vizinhos sejam punidos; cabe nos cidadões acionar a justiça pelo nossos direitos e que a mesma exerça a sua função de maneira digna não permitindo que indivíduos alheios e desonestos abusem do seu poder defendendo seus interesses pessoais e causem
ResponderExcluirMaria Cícera Dos Santos Silva
transtornos aos demais vizinhos, onde posso
citar o dito popular: onde termina o meu direito começa o direito do vizinho.
Concordo com o conteúdo enquanto futura administradora que os proprietário de imóveis ao causarem danos aos vizinhos sejam punidos; cabe nos cidadões acionar a justiça pelo nossos direitos e que a mesma exerça a sua função de maneira digna não permitindo que indivíduos alheios e desonestos abusem do seu poder defendendo seus interesses pessoais e causem
ResponderExcluirtranstornos aos demais vizinhos, onde posso
citar o dito popular: onde termina o meu direito começa o direito do vizinho.
Maria Cícera Dos Santos Silva
Como futura administradora acho inaceitável a falta de respeito e consideração que um ser humano pode ter com o outro. Uma pessoa totalmente egoísta que visa somente o bolso e nada mais. E a pessoa prejudicada pode contar única a esclusivamente com a justiça, que infelizmente, também pode ser comprada, como citado no início do texto, o dinheiro compra tudo.
ResponderExcluirSe um indivíduo rouba algum alimento para matar a fome da família, embora não justifique o ato, é preso, porém se um rico rouba para aumentar seus bens ou prejudica uma pessoa do povo, como é o caso acima, nada acontece.
Os doutrinadores deveriam começar por els o exemplo daquilo que colocam no papel para o povo brasileiro.
IHONE M. C. ALCÂNTARA
É certo que para se viver em sociedade é preciso reconhecer limites e tolerar, e o ponto de equilíbrio nem sempre é fácil de se alcançar, mas como futura administradora viso a honestidade acima de tudo e concordo plenamente que o vizinho que perturba a saúde, o sossego ou a segurança dos outros deve ser condenado a uma indenização por danos morais e materiais, bem como a fazer cessar o inconveniente.
ResponderExcluirComo futuro administrador vejo que viver em sociedade é saber que o seu direito termina onde começa o do outro,é preciso reconhecer limites,ter honestidade acima de tudo. Concordo plenamente que o vizinho que perturba a saúde, o sossego ou a segurança dos outros deva pagar pelo seus atos e ter seu estabelecimento fechado até que seja regularizado, se é que tem como isso fer feito nesse caso.
ResponderExcluirConcordo com o conteúdo,como uma futura administradora,pois de alguns meses para ca venho passando a mesma situação na rua onde moro,e acho que como todo cidadão devemos procurar nossos direitos e ajudar a justiça a desmascarar essas empresas ilegais .Vivemos em uma sociedade que devemos respeitar e ter limites ao proximo .
ResponderExcluirConcordo com o conteúdo,como uma futura administradora,pois de alguns meses para ca venho passando a mesma situação na rua onde moro,e acho que como todo cidadão devemos procurar nossos direitos e ajudar a justiça a desmascarar essas empresas ilegais .Vivemos em uma sociedade que devemos respeitar e ter limites ao proximo .
ResponderExcluirCamila Ferraz dos Santos
Devemos estar atentos enquanto futuros administradores e agir principalmente de forma honesta, verificando antes o local onde vai ser instalado o estabelecimento para que não desrespeite as regras dos direitos da vizinhança de modo a perturbar a saúde, o sossego e a segurança dos vizinhos, pois caso isso ocorra os vizinhos amparados pela lei terão direito à indenização, causando assim prejuízos para a empresa.
ResponderExcluirComo administrador vejo que o proprietario deveria respeitar o pricipio de direto dos vizinhos que é da ordem e do sossego é certo que é preciso averiguar como foi feito ou se é regularizado este estabelecimento se não os orgãos competente deveriam averiguar se é ou não regularizado ou se existe algo a mais.
ResponderExcluirMarivaldo Souza
Concordo plenamente com o texto.
ResponderExcluirSe a firma foi aberta em nome de “laranjas” e os órgãos competentes não estão cientes disso, com certeza logo isso virá à tona, pois ninguém fica tanto tempo impune.
sirlei correia da silva
concordo plenamente com o conteudo do texto
ResponderExcluirqual a credibilidade que esses administradores teram ja que usam nomes de laranjas para cometer atos ilicitos
pois ninguem tem o direito de tirar a paz e segurança dos vizinhos
silmara antonio
Como futuros administradores devemos nos apegar á estes detalhes,um planejamento,estudo da aréa e o impacto que está empresa pode vir a causar nesta vizinhança.Pois qualquer execesso,pode custar caro,teremos sim que indenizar os prejudicados;Quando a irregularidades,tem que ser denumciado sim as autoridades competentes,sempre lembrar nossos direitos terminam onde começam o do outro..
ResponderExcluirÉ preciso fazer se cumprir a lei, já ha muita desonestidade e injustiça nesse país por isso o que pudermos fazer para acabar com essas sacagens por menor que seja devemos fazer.É com pouco que mudamos o mundo.Se todos tivessem conhecimento e exigissem seus direitos o Brasil seria mais justo!
ResponderExcluirAssim como futura administradora concordo com o conteúdo, pois quando proprietários de imóveis começam a causar danos ou prejudicar os vizinhos com suas ações, e existindo irregularidade ou ilegalidade no empreendimento a Justiça deve ser acionada e intervir buscando reparar e punir o causador do problema.
ResponderExcluirSheila A Silva
Do ponto de vista como administrador, temos que ter cautela na hora de investir em uma cons trução de uma empresa ou de natureza semelhante, pois se não se atentar para um planejamento de antemão, teremos dor de cabeça o resto da vida ("nossa ou o que durar do nosso investimento").
ResponderExcluirAcredito que trabalhar e agir de forma honesta é o melhor caminho, como futuro administrador meu dever é ficar atento aos direitos de todos que me redeiam sejam empregados, clientes ou até mesmo vizinho. Trabalhar de forma transparente é o melhor caminho para futuramente não encontrar percalços e ter êxito no sucesso.
ResponderExcluirEdmilson Bueno Ribeiro
Vivemos em uma sociedade egoísta,onde não se respeita os direitos comuns,é preciso impor limites a certos abusos que ultimamente tem acontecido,temos que estar atentos como futuros administradores procurando assim agir com ética e honestidade para não sermos futuramente acionados judicialmente a pagar uma indenização e comprometer a imagem da empresa.
ResponderExcluirComo podemos ver uma obra de grande porte pode trazer um insatisfação para um associedade e os poderes publicos se calam diante dos fatos a verdade é enquando está gerando os lucros pra eles tudo está lindo e deixe que o bem da sociedade quase nunca é um prioridade!
ResponderExcluirConcordo com o conteúdo do texto citado acima, enquanto futura administradora. Devemos estar atentos aos nossos direitos, respeitando o limite do próximo. Com certeza, o proprietário deste imóvel deve ser acionado judicialmente e ser punido pelos danos e inconvenientes causados aos vizinhos. Trabalhar com honestidade ainda é o melhor remédio!!!
ResponderExcluirAna Célia Pontes Ciochetti
Como futuro administrador não posso só se preocupar com os direitos da minha empresa mas também da sociedade, devemos nos atentar para o impacto que a minha empresa ira causar na sociedade e nas pessoas preciso sempre estar atento as leis a serem seguidas.
ResponderExcluirSinto em dizer que os interesses egoístas estão em alta, e o respeito com o nosso semelhante está em baixa, muito baixo mesmo! Empresas ou qualquer outro órgão precisa antes de qualquer coisa obter bons administradores, para que não ocorram problemas como tal. Apesar de que, pra mim não precisa ser administrador para ser honesto e sim ser honesto e ter ética para ser um bom administrador. Os proprietários precisam pegar pesado na seleção e no preparo de toda equipe responsável
ResponderExcluirNada pior do que estar no sossego de nossa casa e derrepente as atividades de nossos vizinhos virem a nos atrapalhar quando em ecesso abuso de seus atos,muito justa a aplicação de nultas e indenizações a esses indivíduos,afinal não somos obrigados a compartilhar das atividades de outros,quando em ecesso abuso venham a nos encomodar e cabe a nós recorrer aos meios necessários e legais para resolver a situação.
ResponderExcluirMaria cristina da costa.
Esse acontecido é um desrespeito para com o cidadão. Nós como futuros administradores devemos nos preocupar não apenas com a empresa que iremos administrar e sim também com o bem estar da sociedade.
ResponderExcluirEu como futura administradora vou ter um belo de um exemplo em relação a esse tipo de empresa pois moro na Vila Leão. Agora pense só? Se um vizinho de madrugada fica com um som alto incomoda a todos, agora essa situação que seria praticamente "uma discoteca do lado da sua casa" deve ser horrível mas é nessas situações que acho que a legislação é fraca, pois casos como esse deveria ser desativado desde o primeiro dia, pois é um "Bairro" e em sua volta tem vizinhança.
ResponderExcluirHoje em dia para se viver em sociedade é preciso respeitar o espaço da outra pessoa,mas como nem todos pensam da mesma forma,temos que procurar nossos direitos para assim punir o causador do problema.
ResponderExcluirHoje em dia o barulho é um dos principais assunto a ser tratado em nosso brasil.A sociedade ja não aguenta mais essa situação, tambem empresas com situação irregular ocupando espaço que não lhe pertence,os orgaõs competente devem tomar uma atitude rápida , a sociedade não aguenta mais.
ResponderExcluirAnônimo disse.
ResponderExcluirEu como um futuro administrador acho que e um grande desrespeito com a sociedade e
Precisamos que os nossos políticos, estudar mais lei para que já aplicada e penalizada este tipo de pessoas que não tem respeito com o próximo.
Para me a solução e ver judicialmente, e fazer valer e este tipo de cidadão se penalizado com este tipo de ato durantes as este atitude absurda.
Porem com a indicação insustável no comentário e referente a damos material, e fisco a devido, prédio dos moradores se ajuntarem via judicialmente, e tomar as atitude mais cabíveis.
Ângelo Roberto celestino da silva
Andressa 2° Semestre Noturno
ResponderExcluirCito como exemplo, problema similar, minha própria vizinhança. Moro nas proximidades de uma escola particular de ensino fundamental e médio, onde o barulho dos alunos é constante. Toda vizinhança sente-se incomodada, mas especialmente nas festas,onde são obrigados a acionar a polícia quando o barulho do som é excessivamente alto e prolonga-se ao decorrer da noite. Em vista disso, é questionável por que uma instituição que teoricamente ensina e disciplina crianças e adolescentes não consegue seguir regras? Qual é a imagem que estes vizinhos, que talvez sejam ou até venham a ser seus próprios clientes terão dessa instituição como "educadora" com essa situação?
Grandes ou pequenas, as organizações estão sempre propícias a ter problemas em descumprir leis e acabando por degradar sua própria imagem.
Bom como futura administradora e cidadã tenho que zelar pelas leis e o respeito pela sociedade em que vivemos, então isso é sim um caso preocupante, pois vivemos na correria do dia a dia então temos que ter nossa hora de descanso em silêncio. Minha empresa concerteza irá respeitar e ajudar apoiando todos os direitos e deveres.
ResponderExcluirComo futura administradora concordo plenamente com o conteúdo. Apartir do momento em que uma empresa seja ela qual ramo for, antes de começar suas atividades, tem que se tomar cuidado primeiramente se a atividade exercida não irá atrapalhar os moradores ao redor; evitando assim um possível desentendimento coletivo e que ocasionará aborrecimento e um possível fechamento do estabelecimento, caso o a lei do silêncio não seja abedecida.
ResponderExcluirComo futuros gestores, temos que atentar-nos ao tipo de empreendimento e quais os consequencias que ele possa causar na area do mesmo, para que não prejudique a rotina daqueles que ali residem, respeitando a lei do silencio a qual, minha empresa não cause nenhum dano ou aborrecimento moradores da area.
ResponderExcluirComo futura execultiva , acho que o ser humano deve respeitar o espaço da outra pessoa. Pois ser humano é justamente isso! Porém nem sempre é isso o que acontece, muitas pessoas não respeitam o espaço do outro causando má convivência na sociedade. Entretanto, devem ser tomadas as cabivéis providências. Pois como sabemos, as leis foram criadas para impor limites a sociedade!
ResponderExcluirComo futura administradora, concordo que antes de por em prática qualquer empreendimento deve-se ter o cuidado de saber se não se está infringindo nenhuma lei, se não está desrespeitando os direitos básicos do ser humano, antes mesmo de se pensar em ganhar dinheiro é preciso saber respeitar a todos.
ResponderExcluirConcordo plenamente, com artigo sobre DO USO NOCIVO DA PROPRIEDADE PROPRIEDADE.Porque, se a lei existe, é para ser cumprida sem favorecimento, para certos grupos na sociedade. Todo o cidadão, tem o direito de ir e vir, de acordo com a nossa Constituição. Entretanto, tem certos parâmetros que devem ser cumpridos. Para uma empresa lucrar, não é necessário que os circunvizinhos desta empresa sofram certos danos. Por mais que os gestores desta empresa, tenham poder econômico e influência. As pessoas envolvidas no caso desta empresa, devem ser punidas de acordo com a lei.
ResponderExcluirConcordo plenamente, com o artigo sobre DO USO NOCIVO DA PROPRIEDADE. Porque, se a lei existe, é para ser cumprida sem favorecimento, para certos grupos na sociedade. Todo o cidadão, tem o direito de ir e vir, de acordo com a nossa Constituição. Entretanto, tem certos parâmetros que devem ser cumprido. Para uma empresa lucrar, não é necessário que os circunvizinhos desta empresa sofram certos danos. Por mais que os gestores desta empresa, tenha poder econômico e influência. As pessoas envolvidas no caso desta empresa, devem ser punidas de acordo com a lei.
ResponderExcluirPerturbar a saúde, o sossego e a segurança dos vizinhos, é realmente uma falta de respeito, ainda mais de uma maneira como esta, onde há irregularidade e ilegalidade na empresa. A justiça deve ser acionada e o estabelecimento fechado até que seja regularizado.
ResponderExcluirComo futuros administradores devemos estar atentos e agir de forma honesta, pois a honestidade mantém a ética, o respeito ao próximo, bons relacionamentos, enfim, constitui uma vida de qualidade.
Infelismente isso ocorre o tempo todo em nosso país, não é "privilégio" apenas de Sorocabanos. O que precisa ser feito é uma atuação mais efetiva dos órgãos fiscalizadores para cuidar melhor do bem comum a sociedade e não apenas da alta sociedade que se privilegiam sempre de seu poder aquisitivo. Só assim teremos uma sociedade mais justa.
ResponderExcluirAmaury Ap. Proença
4º semetre - noturno
Como futura administradora concordo com o assunto citado acima, pois a honestidade mantém a ética, o respeito, enfim quem está disposto a construir uma vida de qualidade, deve primar pela honestidade. Talvez tenha que recusar propostas de enriquecimento rápido, a via ilegal, entretanto, terá a segurança de que tudo o que venha a construir será duradouro. A boa consciência está acima de tudo, não há nada como poder deitar-se e descansar sem ser incomodado por vizinhos perturbadores. Como diz a lei a “O meu direito termina aonde começa o do outro”. Temos que respeitar o direito dos outros para que assim respeitem o nosso, se não adiantar existe a justiça para ser acionada.
ResponderExcluirComo futuros administradores, devemos levar em consideração o local onde instalaremos nosso estabelecimento, pois dependendo do local existe o plano diretor da Prefeitura que restringe a
ResponderExcluirabertura em zonas residenciais. Mas infelizmente no Brasil, quem tem mais dinheiro pode mandar mais. As pessoas residentes deste local devem se reunir e procurar os seus direitos para satisfação de ambas as partes.
Certifico que honestidade, bom senso e compreensão são palavras difíceis de serem colocadas na prática, mas corrupção, bilantragem tem em excesso, principalmente para aqueles que se rotulam os "Donos do Mundo" ou até mesmo usam uma frase bem conhecida "To pagaanndoo".
ResponderExcluirAcredito enquanto futura administradora que, estes valores venham serem invertidos e dependendo da atividade não instalaria uma empresa em local residencial, sabendo das divergências que posso evitar perante a justiça. E estando de acordo com o texto, embora as instituições responsáveis deixam a desejar, a lei existe para ser cumprida, seja ela pra quem for!
A palavra é "absurdo"!...na verdade a indignação não vem apenas da zorra feita incomodando os vizinhos,que ja seria o bastante, mas também de saber que uma pessoa com dividas trabalhistas certamente oriundas de um ja mal sucedido negócio, consiga assim tão facilmente abrir um outro. Porque me parece obvio que este que ja começa mal, também terminará mal. Espero em breve ver postado aqui uma solução positiva em relação ao "absurdo" para que possamos todos comemorar a vitoria da justiça contra os salafrarios.
ResponderExcluirOs órgãos competentes deveriam tomar as devidas providencias para todos os ambitos a serem vistoriados, e pelo que foi dito nenhum estabelecimento que ocasione em barulho noturno em área urbana residencial, por lei não poderá continuar aberto.
ResponderExcluirVergonhosa para nossa cidade
Como futura empresaria!!!
ResponderExcluirSe Deus quiser.
Acredito que tudo na vida que conseguimos muito facil ,trapaciando e desrespeitando ao nosso proximo dura pouco. Portanto tenho certeza que essa empresa não ira adiante, se a justiça for certa.
Infelismente, isto ocorre e continuará ocorrendo enquanto o ser humano não se conscientizar de que somos iguais perante a lei e que nossa integridade é intocável, por isso deve ser mantida e respeitada acima de tudo e que existe o direito e leis que foram criadas para manter a ordem promovendo este ideal. Quem tem o poder financeiro "sempre falou mais alto";
ResponderExcluirSerá necessário anos de educação a sociedade para que um dia o homem enquanto cidadão ou enquanto empresa, conscientizem se da importancia do respeito ao próximo, do direito de ir e vir e da dignidade do ser humano acima de tudo, e não somente o lucro.
Concordo com o conteúdo texto, isso é uma falta de respeito com o ser humano, e como uma futura administradora, viso que em primero lugar devemos trabalhar com honestidade e respeito com o próximo. As pessoas dessa empresa devem ser punidas de acordo com a lei.
ResponderExcluirCONCORDO COM O CONTEUDO, MAS COMO FUTURO ADMINISTRADOR, EU SEI QUE ENQUANTO O DINHEIRO (PROPINA) FALAR MAIS ALTO EM NOSSO PAÍS, EMPRESAS NO LOCAL IMPROPRIO, SEMPRE ATORMENTANDO OUTRAS PESSOAS DE BEM, QUEM PAGA SEUS IMPOSTOS E TEM QUE CONVIVER COM ESSAS SAFADEZAS, A NOSSA JUSTIÇA TEM QUE TOMAR AS PROVIDENCIA,RESPONSABILIZANDO OS PROPRIETARIOS PELOS DANOS CAUSADOS PELOS TRANSTORNOS, A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA.
ResponderExcluirJOSÉ IRINEU DULICIA SELA
Para este administrado honestidade, caráter e ética não existe em seu vocabulário, um bom administrador não pensa só em si, mais sim em quem esta em sua volta para previnir sua própria imagem hoje em dia existem empresas que tratam isso como prioridade e são reconhecidas por estas ações, respeitando as leis e investindo em qualidade de vida das pessoas que estão ao seu redor. Vale lembrar que cabe aos órgãos responsáveis fiscalizar e quando necessário aplicar as medidas cabíveis (multas,advertência etc.).
ResponderExcluirCamila de Queiroz Miranda 2°semestre Uniesp
Fico indignada!Onde estão nossos direitos?
ResponderExcluirSerá que estão sendo comprados também?
Como futura administradora, vejo a falta de respeito para com as pessoas ,empresários agindo de forma desonesta e ilegal, mesmo sabendo que a lei é clara ; do uso anormal da propriedade de modo a perturbar o sossêgo a segurança dos vizinhos , deve-se aplicar punições, como indenização por danos materiais e morais.O certo é que para viver em sociedade é preciso mesmo reconhecer limites e tolerar e , o ponto de equilibrio nem sempre é facil alcançar.
Neste caso creio que ésta empresa não vai durar muito tempo, além de atormentar os vizinhos da para ver que seu dono tem restrições com a lei.
ResponderExcluirA justiça pode até ser lenta mas quando menos se espera ela acontece e com certeza a hora deste que se diz empresario vai chegar.
Eu como futura administradora, creio que cada pessoa tem o direito de investir em seu próprio negócio, porém respeitando o direito do próximo. A justiça infelizmente é muito falha, o exemplo deveria começar por eles, pois é através das leis que buscamos nossos direitos.
ResponderExcluirRenata Calegari Alcântara
Conocordo plenamente com o artigo acima e infelizmente estamos longe de uma solução,pois o Brasil parece ser um país onde o dinheiro compra tudo e é sempre os menos favorecidos que pagam pelos transtornos causados.
ResponderExcluirMara Lucio
Firma aberta em nome de laranjas e reais donos com dívidas trabalhistas! Isso me parece bem o "jeitinho brasileiro" para se dar bem, tal prática é condenável não apenas para se administrar uma empresa mas para quem a utiliza no cotidiano para se aproveitar de situações!
ResponderExcluirJonathan
Para tudo existe um jeito, acredito que se reunir um grupo de pessoas para reclamar de seus direitos, os mesmos terão. Agora quanto aos impostos e o "laranja" pode ter certeza que vai um dia ser descoberto, nada fica incoberto por muito tempo.
ResponderExcluirA empresa deve se estar de acordo com a lei, passei por lá e realmente é lotado e descontraído com certeza sempre atrará muitos clientes, mas esses clientes deveriam saber das condições desse empreendimento. Se a empresa não se adequar quanto lei, deveria haver uma sansão e um prazo para devidas mudanças. Quanto aos vizinhos, se eles não se pronunciarem a empresa nunca saberá que os incomoda, e nem está preocupada em perguntar isso aos vizinhos da empresa. Haverá diversas outras empresas parecidas mas cabe ao administrador com ética agir conforme leis previstas e respeitar os incomodados, se necessário por que não fazer uma mudança no local do empreendimento? São pontos para mudar e pensar para ter um melhor convívio.
ResponderExcluirMelissa Coutinho 4ºsem.
como futura administradora me convém avaliar que é necessario se impor limites, pois saber respeitar o direito alheio é um dever. E estar em sociedade exige de você equilibrio para se manter.
ResponderExcluirA empresa tem que se "tocar" que estar atormentando a vizinhança, para isso as pessoas desse bairro precisa correr atrás de seus direitos, a jusitça e devagar mas ele vem. Uma empresa precisa saber tratar o proxima para se manter no mercado.
ResponderExcluirCertos administradores focam em suas mentes que o negócio é faturar contratar e não pagar ninguém depois usam o nome de outras pessoas para abrir algum comércio ou alguma empresa sem se preocupar com a justiça e pricipalmente com o próximo .
ResponderExcluirAcho que a lei deveria ser revista neste sentido, pois tenho certeza que o caso da vila leão não é um caso isolado; Não digo que sou a favor da lei do silêncio, mas deveria haver um limite e uma fiscalização mais eficiente nesse aspécto.
ResponderExcluirpara viver é necessário ter um certo limite para não haver atrito entre a sociedade.
ResponderExcluirSaber viver em sociedade e fundamental para toda a população ainda mais para um administrador .Concordo plenamente com o que o texto acima diz,pois temos que ter respeito com o próximo e não pensar em si mesmo(só ter a visão egoísta), e quando montarmos um estabelecimento devemos ter consciência se vai ou não atrapalhar alguém(sociedade,vizinhos e meio ambiente).
Como futura administradora acho inadmissível a falta de respeito e a falta de consideração com o próximo. Pois temos que nos preocupar com um todo não somente com nosso “bolso”.
Infelizmente, fatos como esse, são muito comuns em nossa cidade. sob o pretexto de investir na cidade e criar empregos (não mais que meia dúzia), se admite que dezenas de famílias sejam atormentadas por empreendimentos e empreendedores que são verdadeiros "parasitas" que estão "se lixando" para a vizinhança ou para o poder público. Será que eles estão acima da lei? será que o mal vai vencer o bem? que Deus se apiede de nós, "pobres" e mortais!
ResponderExcluirInfelismente vivemos numa sociedade onde o dinheiro compra tudo,porisso como administrador devemos ter coerênçia e procurar por justiça,denunciando está empresa por ela está causando um grande dano ao bairro e a cidade de Sorocaba.
ResponderExcluirNos dias em que vivemos hoje a falta de respeito, ética e falta de consideração pelo proximo é absurda,ninguém pensa em ninguem e não está nem ai se vai afetar alguém ou não,o que importa é o seu bolso esteja cheio de dinheiro.
ResponderExcluirSe a lei existe é pra ser cumprida,mas nem todos pensam assim ,ela tarda mais não falha.
Seria necessario impor limites, pois saber respeitar os direitos das pessoas é um dever. E conviver em sociedade exige de você equilibrio para se manter, pois as pessoas só visão dinheiro e não a dignidade da pessoa humana.
ResponderExcluirNo Brasil o dinheiro compra quase tudo e todos, infelizmente é mais um caso de obra ou estabelecimento que está acabando com a paz da visinhança que o rodeia, e pior, que ainda faz propaganda na tv com pessoas da alta sociedade que se dizem possuir alto grau de refinamento e educação, ou seja, falta de educação e respeito com o próximo nos dias de hoje não está restrito a classe social ou a posse e sim abrange a todos de uma forma geral.
ResponderExcluirO proprietario tem que respeitar os vizinhos para poderem conviver em harmonia.A lei é para todos independente se é rico ou pobre ela deve ser cumprida.
ResponderExcluirBom de inicio me parecia uma area comercial, mais com essa reclamação fica uma duvida, pelo fato de abrir rapido com alvará na mão, concerteza o dono deve ter influência sobre alguem da prefeitura ou coisa parecida, não podemos fingir que somos cegos e acreditar que isso não exista!!
ResponderExcluirOBS: NÃO GOSTARIA DE PASSAR POR ISSO..
Claudio Zanfirov
Adm 2°sem
A liberdade nossa termina onde começa a do proximo independente da situação da empresa todos temos de ter a responsábilidade de zelar pelo nosso patrimônio por isso deve se tomar as atitudes cabíveis para resolver essa situação
ResponderExcluirInfelizmente esse não é um caso raro mais bem comum, sempre têm algumas pessoas que tiram proveito de posição social ter vantagens tanto em negócios como na particular.
ResponderExcluirA empresa deveria procurar um lugar para se instalar onde so tenha comércio para que não haja pertubação na vizinhança,para que essa "paz" volte no bairro somente com a justiça e infelismente no país deixa a desejar pois so manda quem tem o poder.
ResponderExcluirUm comércio do gênero para uma area residencial, é incomoda e desleal.Com relação a documentação adquirida de forma incorreta, é uma falta de ética e respeito.
ResponderExcluirInfelizmente a ganancia pelo dinheiro leva empresarios a desrespeitar o sussego em area residencial, muitos batalharam a vida toda para ter uma casa tranquila e confortavel, como a posiçao economica influencia muito, sei de moradores do edifício ao lado que não deixarão barato e exigirão a execução das leis ou então farão "contato" a membros do poder local!
ResponderExcluirAlém de não se prevalecer a honestidade, podemos observar que a falta de respeito com o ambiente do cidadão também não é cumprida. Administrar não é apenas visar lucros, mas fazer com que a parte social das pessoas possa também ser garantida, pois todos pagamos impostos e temos os mesmos direitos.
ResponderExcluirComo futura administradora acho inaceitável a falta da honestidade em pessoas que se vendem por tão pouco para ajudar aqueles que agem contra a lei, e só acaba prejudicando aqueles que são inocentes e querem ter uma vida digna em um bairro, os afetados não podem e não devem deixar isso acontece eles devem mover uma ação judicial contra esta empresa que só causa prejuízos a vizinhança, não adianta só ter dinheiro, pois terá um dia que eles não comprara tudo.
ResponderExcluircomo futuro administrador concordo inteiramente com o texto!a empresa tem que estar em conformidade com a lei,pois não podemos aceitar tais atrocidade,temos que nos espelhar nessa "empresa",ela nos da um ótimo exemplo!a não ser seguido.
ResponderExcluirO respeito ao próximo é em primeiro lugar, temos que respeitar o descanso da vizinhança sem trazer incômodo. Não a dinheiro que pague a honestidade e a dignidade do bairro, mas infelizmente muitos não se importam com isso se deixam vender esquecendo-se do próximo.
ResponderExcluirSuelen dos Anjos
Infelizmente no mundo que vivemos ninguém se importa com o próximo,acham que o dinheiro compra tudo. Se eles irão abrir um estabelecimento que seja, para ganhar o "pão de cada dia" e digamos de passagem não seria "pão" que esses homens comprariam (coitado do pão),teriam que ter o mínimo de respeito,e seguir a Lei que lhe cabe.Não abusar e nem prejudicar os vizinhos,que poderiam ser seus futuros clientes.Mas desse jeito não dá, quem aguenta?
ResponderExcluirAs Leis estão aí,mais pelo jeito não são para serem seguidas. Eu como futura administradora seguirei as Leis, pois não quero ter desinteligência com meus vizinhos, o dinheiro não compra o sossego da gente, respeito acima de tudo!
Como futura administradora concordo com o conteúdo do texto e vejo que os proprietários de imóveis ao causarem danos aos vizinhos, deverão ser acionado judicialmente e cabe a nós cidadãos acionar a justiça pelos nossos direitos e que a mesma haja de maneira digna e honesta.
ResponderExcluirEm muitos casos como esse já saiu até morte, por isso se tratando desse assunto, eu como futura administradora devo pensar com cautela antes de agir,ou seja tomar uma providência cabível, aliás todos nós devemos pensar assim, a verdade é que a legislação é muito fraca e cabe a ela tratar de assuntos como esses para que não haja o pior como de costume.
ResponderExcluirHoje em dia, fatos como esses são comuns em Sorocaba.A falta de respeito com o próximo é imensa, ainda mais quando se trata de perturbar a saúde, o sossego e a segurança daqueles que necessitam de um descanso, ou seja,impor limites a esses tipos de estabelecimentos e caso contrario uma indenização por causar danos morais e materiais perante a sociedade.
ResponderExcluirPor a imprensa divulgar o nome da firma, não vai noticiar essa “safadeza” existente no bairro,
ResponderExcluirEsses “picaretas” devem responder por seus atos trabalhistas. A minha visão é de acionar judicialmente para que as partes se entendam.
Espero que resolvam pacificamente!
Concordo com o conteudo do texto, pois a cada dia surgem empresas que são lideradas por corruptos fantasmas que buscam o seu bem proprio, não respeitando a lei e prejudicando pessoas inocentes para alcançar seus objetivos. como futura administradora pretendo adotar todos os meios corretos de trabalhar, pois acredito que agindo desse modo terei aos poucos meus objetivos alcançados e acredito que aqueles que agem de modo incorreto serão punidos quando menos esperarem, pois a justiça no Brasil é lenta, mesmo tarde para nós, mas tem seu momento certo para Deus.
ResponderExcluirRogerio de Almeida.
Para viver em sociedade temos que ter respeito pelo ser humano tratando as pessoas como queremos que fossemos tratados, o dinheiro não compra tudo não, pode comprar o alimento mas não o apetite , nós como futuros administradores não podemos ser gananciosos e egoístas pois uma hora o inevitável vai acontecer e pode custar caro esse desrespeito com a sociedade.
ResponderExcluirA sacanagem generalizada revela todas as atitudes de má índole de uma pessoa em relação a ganhar dinheiro. Todas as vezes que um cidadão tem a chance de burlar um sistema para ter menos prejuízo possível, ele acaba interferindo nos direitos de outro cidadão: no caso, o vizinho. Quando se age fora da lei tende-se a incomodar outras pessoas que são corretas, levando assim ao fechamento precoce da firma pela justiça.
ResponderExcluirRenata Olivieri Merigui
Como futuro administradores, temos que ficar atentos principalmente às leis e fazer de tudo para que se cumpra essas leis e que não venhamos causar danos a ninguém, no caso citado acima vai ser feita a justiça pois tudo que se consegue muito fácil, também vai com a mesma facilidade.
ResponderExcluirHoje em dia as pessoas para ganhar dinheiro é capaz de tudo, a ambição fala mais alto, com isso não se pensa no desconforto daqueles que estão sendo incomodados. Diante do contexto acredito que seria de boa intenção procurar pelos direitos de cada um e resolver na justiça de maneira que traga a solução e a paz para ambas as partes.
ResponderExcluirComo futuro Administrador, gostaria de começar falando sobre á importância de se fazer conhecer as leis e diretos.
ResponderExcluirTodos nós teremos que viver situações aonde até podemos ter fornecedores ou prestadores de serviço que estão trabalhando na situação acima.
No momento que observamos as postagens podemos ver o quantos as pessoas querem as leis sejam elas seguidas a risca, também concordo porem temos que analisar a situação não somente daqueles que estão prejudicando visualmente o sonoro a vizinha, aquilo que esta diante dos olhos e muito fácil de ser cobrado as regras porem também como administradores temos que estar atento a cobrar aqueles que fazem as leis sobre forma de criar espaço destinados a estes pequenos empreendedores que iniciam alguns sem conhecimento de leis,
Se alguns meses atrás inicia-se uma empresa poderia ser que cometeria o mesmo erro porem somente agora após ler a postagem do Dr JOEL ARAUJO, pude ver a importância de uma boa assessoria Jurídica e Contabil no momento de abrir um futuro negocio.
Porem mais uma vez gostaria de deixar claro que sou a favor da LEI, mesmo que estas muitas vezes não sejam cumpridas por quem de direito, devemos respeitá-las porem antes de julgar a posição daqueles que não a conhecem devemos como Administradores, orientá-los.
Como futura administradora concordo com o conteúdo acima, concordo que o Ministério do trabalho e areceita federal devem ficar cientes dessas sacanagens, pois é injusto com as pessoas que seguem regras indevidamente, que pagam impostos e ganham um dinheiro honesto sem precisar sonegar, usar nome de laranjas ou passar por cima de outras pessoas .
ResponderExcluirNo Brasil o poder de lei não gira em torno de cada um de nós e sim naqueles que possuem recursos financeiros maior para burlar a legislação e ter sua empresa sempre com a ficha limpa. Analisando por esse lado como futuros administradores temos que tem caráter de assumir nossos erros e ir em busca da dignidade para si mesmo.
ResponderExcluirInfelizmente a injustiça encontra-se entre nós. Estabelecimentos com irregularidades continuam na ativa, e aqueles que realmente necessitam são barrados pela Lei, em que mundo estamos vivendo? Onde a "LEI" só enxerga o que quer. Como futuros administradores e como cidadãos comuns temos que respeitar ao próximo para tentarmos um futuro melhor.
ResponderExcluirComo futura administradora, devo saber tudo que posso e não posso perante a lei, assim como posso exigir que ela seja comprida, essa empresa esta totalmente ilegal e irregular, além de estar deixando de cumprir seus deveres como empresa, esta interferindo nos direitos da pessoas que moram no bairro, assim podemos ver o quanto as pessoas são capazes de fazer para ganhar dinheiro quanta falta de honestidade, falta de planejamento. Essa empresa tem que ser punida, os moradores tem que correr atrás de seus direitos para acabar com essas pessoas que só pensam em si próprios. São empreendedores que não sabem agir com respeito, aonde irá parar o seu negócio se não há honestidade dentro e fora da empresa.
ResponderExcluirAlém de concordar, com o conteúdo citado, não somente na opinião de uma futura gestora, mas principalmente como cidadã, passo a admirar este profissional do direito.
ResponderExcluirÉ muito interessante que alguém como o Dr. Joel, tenha coragem para desabafar a sua causa como fez, expondo assim sua vida pessoal e profissional, podendo estar comprando uma briga que não é somente sua, mas sim de todos os cidadãos que estão ao redor desta situação constrangedora onde mostra claramente que no mundo há muitas pessoas que não mensuram o quanto causam transtornos a outros. A lei é para que possamos usufruir, então vamos tentar, sem medo de falhar ou de não se concretizar, o que mais importa é não nos calarmos e sermos coniventes com este mal que assola nosso mundo.
Bom, como já é de conhecimento, a Justiça só existe para os corretos. Difícil sermos corretos com tanta sacanagem que existe no mundo. Infelizmente pessoas com "muito" dinheiro ganha em tudo, e quem é fraco sempre paga que eles continuem tento mais e mais dinheiro nas nossas custas.
ResponderExcluirA Justiça hoje não passa de uma Injustiça.
O uso da propriedade se destina em principio ao bem comum e trata-se de fundamento assegurado pela constituição federal. O que pode ser utilizado como argumento para diminuir o conflito e buscar a melhor solução para o caso. Entretanto deixando particularidades de lado, deve se admitir que o municipio de sorocaba possui uma administração de invejar a muitos e nao admitiria o funcionamento de estabelecimentos em locais improprios. Ainda que estes alem de trazer emprego para a regiao beneficia com os seus impostos.
ResponderExcluirNao afirmo que nao tenhamos problemas de corrupção e facilitação na administração porem estas terao que ser provadas em juizo e a este cabera julgar.
Como futura administradora procurarei nao compra
r a briga de ninguem.
Tatiane M. Fontanini
Acredito que trabalhar é agir de forma correta é o melhor caminho.conhecendo os direitos de todos.hoje em dia para se viver em sociedade é preciso respeitar o espaço do outro só assim podemos tem sucesso e conviver sem problemas.mais infelismente vejo que ainda tem muita falta de respeito para as pessoas,empresários agindo de forma desonesta e ilegal,mesmotendo conhecimento das leis. maria josé 2º semetre
ResponderExcluirComo dizia o saudoso dramaturgo e escritor brasileiro, Nelson Rodrigues, a unanimidade é burra, logo ninguém está nessa busca, e creio que o autor do texto, não pediu para ninguém comprar briga sua como disse um internauta logo acima. O que é preciso entender é que a propriedade é garantida pela Constituição Federal mas o seu uso deve ser de forma adequada, pois sofre as limitações da Lei, e acredito que a Prefeitura de Sorocaba, não quer faturar em cima da máfia em Sorocaba, a ela interessa o emprego lícito, honesto, pois empresa em nome de "laranjas" acaba dando prejuizo até para o município, pois com certeza não pagará seus impostos.Seu Rogério, o cego é aquele que não quer ver! aprenda isso pelo menos.
ResponderExcluirConcordo plenamente, com os comentários postados no blog, é um absurdo como as pessoas com dinheiro neste país conseguem comprar tudo, até mesmo a paz e o sucego de pessoas de bem, em pleno bairro residencial, onde não é lugar de balburdias e badalação, acredito que seria melhor, o estabelecimento mudar de lugar.
ResponderExcluirJuliana Thaís de Lima 2° semestre noturno- uniesp
Maira Ura - 2 sem. noturno
ResponderExcluirConcordo plenamente com o conteúdo do texto e com a indignação que esse fato causa. Por também trabalhar na área de imóvel, sei que o fato de ter um poder aquisitivo maior dá a ideia à algumas pessoas de poder acima de tudo e de todos. Tanto que a única esperança de poder frear esse tipo de atitude que seriam as pessoas responsáveis pela liberação de um estabelecimento desse porte , parece ter se dobrado e maravilhado com o ganho ``pessoal`` que teria em cima deste. Infelizmente o Brasil não tem uma justiça para todos, a igualdade termina quando o assunto é ``quem tu és`` , e se você não for intere$$ante de nada vale sua luta. Mas como brasileira nata e como futura administradora, tenho que ter esperança que um dia isso irá minimizar em nosso país, pois não creio que irá se extinguir, o pecado mora em todos não é?? Ganância e ambição não se mede em bom ou ruim, pois onde pode ser bom para você, pode ser péssimo para uma pessoa que até talvez esteja ao seu lado. Bom senso ainda é o única saída para uma sociedade viver em uma desejável harmonia.Mas é não se calando e amedrontando que podemos mudar histórias e acontecimentos como esse.Pois como diz o dito popular...Quem cala, consente...né?
Jorge Ferreira de Melo 4º Matutino
ResponderExcluirO uso nocivo de propriedade é um tema que indubitavelmente tem respaldo legal em nossa carta magna e na consciência de cada cidadão de bem, mas embora sabendo que a conquista de nossos direitos pode até demorar algum tempo, não devemos desistir de lutar, mas sempre pelas vias competentes!! o uso e emprego da força tem que ser ação do Estado para garantir o direito ao uso da propriedade com responsabilidade para um convívio social de forma civilizada. Uma andorinha só não faz verão... mas, pode anunciar a primavera!! Há sempre uma forma de coibir abusos como esses com trabalho e determinação!! A Justiça sempre prevalecerá!!
Quando a legislação municipal não funciona temos que recorrer a justiça ainda que demore temos a obrigação de persistir pois é intoleravel o desrespeito ao sucego público. Empresa que não respeita sua vizinhaça da sinal de má administraçao e rumo a caminho de vida curta no local!!!
ResponderExcluirMuitas vezes a demissão por justa causa tem sido evitada pelas empresas por falha e falta da devida documentação para comprovação do
ResponderExcluirato,opta por se abster deste direito. E desconhecendo as leis muitos trabalhadores sofrem prejuizonão sabendo que possuem o direito de aplicar a justa causa ao seu empregador,
e não se preocupam em se resguardar juridicamente e documentar todos os fatos.
Renata Paiva,Uniesp, matutino