Joel de Araujo Advogados

Joel de Araujo Advogados
Visite nosso site!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A BANDEIRA DO ADVOGADO OU SALVE-SE QUEM PUDER!


Hoje falo como Advogado criminalista, tendo a segurança e a ousadia em dizer que infelizmente em nosso País ainda se pensa e age como no período da modorrenta idade média, onde o acusado era condenado sem possibilidade de se ressocializar, ou seja, uma vez condenado, reeducado para que pudesse retornar ao convívio social. Sem direito à defesa o acusado era preso e sofria os horrores dos castigos, então o preso era tido como inimigo público, e como tal deveria ser castigado. Era assim que se pensava, e é assim que se pensa hoje em nosso Brasil. É acusado de algo? Então a polícia levará por primeiro o caso para a mídia, pois o que importa é aparecer como “paladino da justiça”, para que o povo veja o cidadão indefeso e exposto, e somente após a apresentação e exposição do acusado na mídia é que o caso será levado ao judiciário e ao ministério público. Nessa altura, o cidadão já estará condenado, senão pela justiça, mas pela opinião pública sedenta de “sangue do bandido”, como diria o jurista Paulo Sérgio Fernandes. E é isso que vimos diariamente acontecer, agora com uma agravante, para a opinião pública e alguns jornalistas, bandido também é quem defende esses acusados, e isto acaba por recair sobre todos nós advogados, porque é nós que temos a missão constitucional em defender os seres humanos acusados na esfera criminal. E pensam assim, até o dia que terão alguém da sua família preso injustamente, e mesmo que seja justa a prisão, nesse momento desaparecem os conceitos de antes, e passam a gritar os mesmos direitos que nós advogados criminalistas defendemos: O direito de ser ouvido, o direito de se defender, o direito de se contrapor às provas contra ele apresentadas, o direito à presunção de inocência, etc. Mas, enquanto isso não ocorre, continuam esses membros da sociedade que se auto - proclama como pura, em exigir das “autoridades competentes” a punição do eventual infrator, não importando se inocente ou culpado, afinal, como o delegado de polícia prendeu, é porque, conforme dizem os mineiros lá de Minas Gerais: Onde há fumaça, há fogo, e por isso mesmo, se foi preso é porque algo de ruim fez. E assim caminha a nossa humanidade, à brasileira. Afinal, somos incultos, aprendemos a não pensar, porque se pensarmos poderemos nos tornar perigosos, então como não há também ninguém a lutar por nós, tornemo-nos defensores do povo e de nós mesmo, quem sabe um dia a Ordem dos Advogados do Brasil venha despertar e ver que é preciso defender os advogados e mostrar ao povo a nossa importância e sagrada missão, essa deveria ser a bandeira da OAB, mas seguramente não é,então salve-se quem puder, não é mesmo?

21 comentários:

  1. "quem sabe um dia a Ordem dos Advogados do Brasil venha despertar e ver que é preciso defender os advogados e mostrar ao povo a nossa importância e sagrada missão, essa deveria ser a bandeira da OAB, mas seguramente não é,então salve-se quem puder, não é mesmo?" O dono do blog não presidiu e logo em seguida foi conselheiro da OAB? Pelo jeito não fez nada, e agora reclama.....

    ResponderExcluir
  2. Eu que acompanhei a gestão do dr. Joel de Araujo,
    afirmo que acompanhei a sua gestão na OAB, como Presidente da subseção de Sorocaba, e no Conselho
    da entidade. Ninguém trabalhou pela classe mais do que ele. Talvez o gajo aí de cima, não seja da época por não saber como éramos respeitados e tudo que ele fez, mas pode ser também, caso seja da época uma doentia inveja, nessa hipótese aconselhamos que consulte um psiquiátra.
    Drs. Rodrigo, e, Cesar, advogados .

    ResponderExcluir
  3. Bem, me lembro que nos idos de 1998, um juiz condicionava o levantamento de precatório a intimação da parte, e mencionado presidente, na sala da oab do fórum disse "recorra, a oab não pode fazer nada".

    ResponderExcluir
  4. Eu, particularmente, entendo que estamos diante
    de um "advogado burro", se é que é ou não passa
    de um rábula. Pois o Dr. Joel na ocasião foi até
    o TRF e conseguiu colocar os juizes federais no
    lugar deles, resolvendo o problema do precatório
    que os advogados eram prejudicados desde a gestão
    anterior. Talvez, o dito cujo acima, nem sequer saiba o que é precatório. afinal,meninão, apesar de não passar de uma meninota, porque voc~e não sai das sombras e se apresenta, como eu estou fazendo. Dr. Caio/Adv.

    ResponderExcluir
  5. Huuuuuuuum, precatório....sala da OAB....fórum estadual........e TRF???? quem será que está errado???

    ResponderExcluir
  6. Só quem não advogava na época que o Dr. Joel foi presidente e conselheiro da OAB que fala essas besteiras. O que o japonês está fazendo pela classe? Dra. Regina, advogada.

    ResponderExcluir
  7. ora, pq mudar de assunto? vendo de fora ambos, é a mesma coisa que comparar uma ferrari (japonês) com um corcel ii 1978....

    ResponderExcluir
  8. Também concordo, uma ferrari japonesa,(???!!!) não deixa de soar falsa, uma nota de 7 Reais, não é mesmo? É isso que o japa seu patrão é? Respondo: acho que sim, enquanto o outro não deixa de ser um legítimo, bom e fiel brasileiro. O dr. Joel é incomparável, pois ele é legítimo.
    José Roberto/advogado em Sorocaba há 20 anos. Sabemos quem é o melhor.

    ResponderExcluir
  9. Parece que vai começar choros e ranger de dentes
    muito em breve. Com certeza novos, experientes e bons dirigentes irão colocar a nossa OAB no lugar de destaque merecido. Vejo gente boa e de bons propósitos retornando.

    ResponderExcluir
  10. Está na hora dos jovens advogados, se aproximar
    dos bons de verdade, pois sairemos todos ganhando
    mas vou esperar para ver. Queremos propostas sérias, porque não podemos nos enganar duas vezes seguidas. Na última eleição da OAB em Sorocaba fomos tapeados. Edoardo/Adv.

    ResponderExcluir
  11. Não votei no ogozuko, mas no que estamos sendo tapeados?

    ResponderExcluir
  12. Será que não seria conveiente comprar uma caixa
    de óleo de peroba, para todos os membros da OAB,
    incluindo você, meu chapa........Ficaria bem na
    face de todos voces..Peroba, neles!Peroba em vós!

    ResponderExcluir
  13. fácil é falar por falar...sem elementos concretos.....

    ResponderExcluir
  14. O texto é muito bom e somente pode ser fruto de
    uma boa mente. Pensamento limpo, produz coisas limpas, entretanto quem tem a mente suja, não
    tem capacidade para ver as boas coisas. Quero
    parabenizar seu autor e convidar todos para refletir. A questão é real não somente em Sorocaba, mas em todo o Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. O pessoal da OAB pensa da seguinte forma" vamos atacar a oposição, porque ninguém tem o direito de pensar diferente de nós, vamos caluniar, ofendere, e assim calaremos o homem, a mulher e todos aqueles que se oponham ao nosso arbítrio, ao nosso poder, porque em nossas reuniões pactuamos coisas obscuras, coisas que a sociedade e advogados comuns não poderão saber, muito menos através de web..... É só isso. Nada demais não é mesmo?????? Adriano.

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Sorocaba é mesmo um salve-se quem puder não deixa de ser verdade, cada um por sí e Deus
    por todos. Mas temos que respeitar os dirigentes
    até o final da gestão. Só até lá, em especial depois que o OGUSUKU, virou "bode", e dos bravos, diante disso, ele tem o Poder e pronto.

    ResponderExcluir
  17. ENTÃO TEMOS UMA "BODELARIA" EM SOROCABA, QUE MANDA NA OAB? MINHA NOSSA, PULEI FORA, EU NÃO
    QUERO NADA NÃO, DESCULPE, FOI SEM QUERER.

    ResponderExcluir
  18. Que os amigos não se iludam: Será a mesma turma de sempre, que seja de um ou outro lado, talvez
    uma mulher corajosa e sábia poria ordem na casa.
    Porque nós mulheres não formemos uma chapa somente de mulheres, conforme já aconteceu no passado? Foi a melhor gestão que a OAB de Sorocaba teve, eu garanto. Luiza e Sara/Advogadas

    ResponderExcluir
  19. Eu já pulei fora do barco faz muito tempo. Estou no Conselho Estadual da OAB, porque uma cambada de vagabundos lançaram meu nome e assim sou obrigado a trabalhar. Sabem quem eu sou? É esse mesmo, eu tenho escritório, trabalho de graça, ajudo outras pessoas, por favor me deixem de fora na próxima....Que vá o Tonico carequinha.

    ResponderExcluir
  20. Cai fora Américo. Acorde. Acho que você tá morto de sono e não sabe. Quem avisa amigo é. Teodoro.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou a primeira a dizer que esse Américo é um arrazo, e merece estar lá.
    Maria da Glória/Adv.

    ResponderExcluir