Joel de Araujo Advogados

Joel de Araujo Advogados
Visite nosso site!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O QUE FAZEM A OAB E O TJ DO PIAUÍ!

DEU NO CONSULTOR JURÍDICO
15abril2012
PEDIDO DA OAB
TJ-PI recomenda que juiz atenda advogados
A desembargadora corregedora do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Ribeiro Pinheiro, recomendou ao juiz de Direito da 6ª Vara Cível da Comarca de Teresina, Édison Rodrigues, o retorno do atendimento de advogados, independente da urgência do assunto, naquele Juízo. Sob alegação de realização de Correição na 6ª Vara, a OAB-PI constatou que o magistrado não estava recebendo os profissionais da classe. As informações são do site Cidade Verde. O presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho, e a Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB-PI, encaminharam um ofício ao TJ-PI, em março, com o pedido de providências para que a Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) fosse cumprida. Tal dispositivo confere ao profissional o direito de “dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independente de horário previamente marcado”. Conforme decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), baseada no julgamento do Pedido de Providência nº 1465, do relator Marcus Faver, a OAB-PI também apontou “ser dever funcional o Magistrado atender o advogado que o procura no Fórum, a qualquer momento, independentemente de estar o juiz em meio a outros trabalhos”. A desembargadora Eulália Ribeiro baseou-se na decisão do CNJ para enviar a recomendação ao juiz. “A jurisprudência é repleta de precedentes enaltecendo o dever funcional dos magistrados de receber e atender ao advogado, quando este estiver na defesa dos interesses do seu cliente, durante o expediente forense”, explicitou Eulália, no ofício.

11 comentários:

  1. Ahhhh agora entendi. Pensei q tivesse lido q a OAB É DO PIRÚ.

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia! Excelente eis que chega com a bandeira flamejante da igualdade, afinal, não somos nós advogados, juízes e promotores os integrantes do tripé da Justiça? Eis que chega como acólito a dignidade dessa classe tão vilipendiada pelas autoridades, enfraquecida pelos chistes e comentários desabonadores de nossa conduta, humilhada por garantir o contraditório e a ampla defesa indistintamente a todo e qualquer cidadão seja quem for, tenha feito o que tenha feito, classe relegada a ideia de uso da palavra para a prática da esperteza, e não como ferramenta de trabalho! Eis que chega esse texto demonstrando como deve a OAB PROCEDER cá nestas bandas e não atua. Nestas bandas que retumbam e da qual urge o apelo: NOS PROTEJA! NOS FORTALEÇA COMO OUTRORA! Eis que chega a esperança. É chegada a boa notícia. PARABÉNS! PARABÉNS MEU AMIGO! Dra. Maria Thereza.

    ResponderExcluir
  3. É. Infelizmente essa notícia não decorrente de trabalho da OABSP, e sim ....Lá do Piauí..., se eles conseguem, porque por aqui não se consegue?
    A resposta é simples, por aqui não se trabalha em prol da classe sofrida dos advogados e advogadas. Por aquí, o que se busca é uma "carteirinha" presidencialesca....rsrsrs.
    Otávio Adv.(temo represália e um caratê na testa)

    ResponderExcluir
  4. E por aqui nada? Vamos lá pessoal, porque vocês aí do poder na OAB, não dão carteirada em juiz? Banana.

    ResponderExcluir
  5. Me desculpem os advogados daqui, mas só mesmo um
    juiz piauiense para deferir algo em favor dessa
    turma que pensa ter o rei na barrica. Eu como cartorário, trato esse povo no chicote, imagina então o juiz. Quem pode mais? nem eu a OAB enfrenta, então vai dar carteirada em juiz por aqui para ver o que acontece. Luiz...

    ResponderExcluir
  6. Notícias ( DEU NO CONSULTOR JURÍDICO)
    17
    abril
    2012
    ACESSO RESTRITO
    OAB-SP pede a volta da carga rápida de processos
    O presidente da OAB paulista, Luiz Flávio Borges D’Urso, e o vice-presidente da Ordem e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, Marcos da Costa, querem o restabelecimento imediato da carga rápida para advogados não constituídos nos autos. Eles fizeram o pedido de revogação do Provimento CG 09/2012, nesta terça-feira (17/4), ao corregedor geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. Desde o dia 11 de abril, advogados que não representam as partes estão proibidos de retirar o processo do cartório. ( ISSO É A OABSP RASTEJANDO: PERGUNTO PORQUE NÃO VÃO- O D´URSO E O MARCO DA COSTA- FAZER UM CURSO COMO DEFENDER A CLASSE DOS ADVOGADOS LÁ NO PIAUI?) ODUVALDO/ADV.

    ResponderExcluir
  7. Visto de entrada nos EUA: Consulado americano suspende benefício aos advogados.
    Chega ao fim o benefício com que os advogados inscritos da OAB-SP contavam para obter visto de entrada nos Estados Unidos. O Consulado dos EUA em São Paulo suspendeu o convênio que mantinha desde 2010 com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), pelo qual operadores do Direito e seus familiares eram poupados das filas de espera às portas da instituição diplomática para agendamento de entrevista. Segundo autoridades consulares, a diferenciação até então oferecida aos advogados conflitaria com a nova linha adotada pela diplomacia americana, que pretende agilizar a concessão de vistos aos brasileiros de modo indistinto. Independentemente do fim do convênio, a CAASP manterá no segundo andar de sua sede (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, Capital) um profissional treinado para orientar o advogado quanto ao preenchimento do formulário exigido para solicitação do visto, bem como a maneira correta de encaminhá-lo. O convênio entre a CAASP e o Consulado dos Estados Unidos foi firmado em junho de 2010, estabelecendo que a entidade assistencial intermediaria em nome dos advogados e de seus familiares os procedimentos burocráticos perante o órgão diplomático para a concessão de vistos de entrada em território americano. Para tanto, destinou-se um espaço exclusivo à parceria na sede da Caixa de Assistência, o qual vinha registrando 500 atendimentos por mês.
    Essas são boas notícias da OABSP e CAASP(rsrsrs)
    Luiz Almeida /Adv.

    ResponderExcluir
  8. Será que somos carentes de uma OAB? Será que a falta não está em nós que nos deixamos nos levar por "promessinhas" e votamos no candidato errado? Mas será que o outro daria certo? Vejam, ninguém tem bola de cristal, mas que precisamos mudar, não resta dúvida. Essa OAB que está aí, é mesmo do Perú, como disse o colega lá mais acima!
    João Francisco Damasceno?adv.

    ResponderExcluir
  9. Eu não diria isso. Porque os peruanos são muito mais expertos do que nós, apesar dae suas dificultades culturais. Será que somos advogados burros ou burros advogados?

    ResponderExcluir
  10. A OAB de Sorocaba, somente serve para que seus dirigentes faturem em cima de seus associados cobrando cursos que deveriam ser gratuítos. Que saudade de meu amigo Joel Araujo. Djalma.

    ResponderExcluir
  11. Entendo que um Blog tem a finalidade de informar e não apenas criticar. Entendo também que o autor do Blog está tentando prestar colaboração com os colegas advogados, mostrando os caminhos que devem ser seguidos. Pois uma OAB de um pequeno Estado como do Piauí, conseguiu algo para os advogados porque será que em São Paulo não se consegue nada? Será falta de interesse dosa dirigentes? Não é essa a intenção do Blog? Se não for, acho que quebrei a cara, mas acredito que sim, é o de mostrar o caminho.

    ResponderExcluir