Joel de Araujo Advogados

Joel de Araujo Advogados
Visite nosso site!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

STRESS E A VIDA PROFISSIONAL DO ADVOGADO !

Por Maria Aparecida de Araujo
No caminho da vida, vi levantar-se em cada encruzilhada a sombra negra e pertinaz do sofrimento. É pão que nunca falta na mesa dos homens (Ignácio Larrañaga).
Então o que pode ser o stress na vida de um profissional, senão um sofrimento, principalmente em se falando de um militante do direito? O stress da vida moderna, faz com que as pessoas se desdobrem em seus afazeres, porém com a sensação de nunca ser suficientemente inteligentes, ou competentes, para dar conta das expectativas laborais que o escritório, a empresa, ou a instituição lhes impõe. A competição desenfreada, os salários defasados, obrigam as pessoas buscarem mais de uma forma de rendimento para sobreviver, causando sobrecarga nos seus aparelhos físico e mental. Ora são prazos vencendo. Em outro momento são as audiências. Estava tudo preparado para um acordo, mas o cliente não compareceu, ou se expressou de forma indevida comprometendo a sua defesa. A parte contrária levou uma testemunha, cujo relato mudou o rumo da decisão judicial...Tantas expectativas envolvem o psiquismo do profissional, que precisa lutar pelos direitos de seu cliente e principalmente batalhar pela sua sobrevivência no mercado de trabalho, onde sua atuação é o seu cartão de visita, que o seu ser necessita estar fortalecido para suportar as situações que minam o seu ânimo de viver. Espera-se uma coisa e se recebe outra. Neste clima, podem surgir sintomas físicos ou mentais, relacionados à angústia de não ter dado conta das atribuições; ou ansiedade, preocupação e medo pelo que necessita ser realizado. Inicia-se assim um processo inconsciente de aniquilação de si mesmo, onde a ocorrência de sintomas físicos como dores de estomago, apertos no peito, a pressão arterial que se altera, dores pelo corpo entre outros desconfortos debilitam o ser. Desperte, é hora de cuidar de se. Como resolver os conflitos alheios, se você mesmo se encontra cheio de conflitos? Como semear a paz no terreno alheio, se no seu imperam o ressentimento, a dor, o sentimento de fracasso, a autoestima rebaixada, e o cansaço físico e mental te impedem de realizar-se mais profissionalmente? O sono foi embora e os sonhos viraram pesadelos, então olhe para você enquanto é tempo. Cuide-se, e viva em paz.

Maria Aparecida Wahl de Araujo é psicóloga, terapeuta de família, conciliadora e acupunturista.

Maria Aparecida Wahl de Araujo
Psicóloga
CRP 06/69907

10 comentários:

  1. Os advogados costumam acusar juizes de querer ser
    "deuses", mas o resultado está aí, eles têm os mesmos perfis, manias e o resultado é o "divã", pelo menos para aqueles que tem humildades de reconhecer as fraquezas. Belo e oportuno texto.
    Maria Ângela/Adv.

    ResponderExcluir
  2. Olha aí pessoal, um alerta valioso, vamos cuidar da saúde física e mental?

    ResponderExcluir
  3. É uma realidade tudo o que foi indicado, porém o prejuízo maior, creio que é o enfraquecimento da classe e a ausência de uma OAB atuante e que de fato, nos fortaleça... Se além de tudo isso, somos também relegados a sofrer mandos, desmandos e falta de respeito pelas autoridades e nossa entidade de classe não nos socorre, como ficar bem do juízo? O primeiro a perdê-lo realmente será o advogado, que além de se preocupar com os próprios problemas precisa se preocupar (e resolver!) os problemas dos outros e ainda sendo desmotivado pelos próprios colegas que fazem da tabela de honorários algo a ser descumprido, leiloam os valores a serem cobrados, fazem piadas, riem das piadas e ainda são desrespeitados pelas autoridades e sequer têm o socorro da OAB.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a intenção da autora do texto que pelo que se observa é uma renomada psicóloga, bem como
    do Dr. Joel que cedeu o espaço em seu Blog, não é o de discutir política, e sim de um alerta sobre o "stresse" que ataca o profissional do
    direito. O cidadão ou cidadã que fez críticas acima, de forma alterada, será que não está precisando de tratamento imediato? Olha o divã! Valdomiro/Adv.

    ResponderExcluir
  5. Texto adequado e lúcido.

    ResponderExcluir
  6. o comentário sobre o enfraquecimento da classe é uma realidade e q piora o stress do profissional. bom. eu acho isso.

    ResponderExcluir
  7. e eu também acho q foi bem adequado, mas é claro q quem escreveu q aquele comentário é de alguém q precisa de tratamento imediato é pq está se sentindo amparado e respeitado e socorrido pela OAB. Se for isso, q bom para o sr. dr. valdomiro. vamos sair em defesa da oab então! mas q eu entendi o comentário sobre stress e enfraquecimento da classe eu entendi e também achei adequado.

    ResponderExcluir
  8. o texto retrata a realidade de todos os operadores do direito indistintamente com muita sensibilidade. Parabéns à psicóloga. São textos assim que me faz fã incondicional desse blogue.

    ResponderExcluir
  9. que legal, fora do contexto jurídico, porém adequado a nossa realidade de advogado, juízes e promotores de justiça.Adalberto.

    ResponderExcluir
  10. muito bom e deve servir de alerta para todos nós.
    Jurema e Mirian.

    ResponderExcluir